A lição real de 11 de setembro (The New York Times)

CréditoCréditoMatt Rota
Fui à guerra para vingar a morte do meu irmão. Mas a única pessoa que eu realmente queria matar morreu 17 anos atrás.De Joe Quinn 
Demorei um pouco para perceber algo.
Dezessete anos atrás, eu vi uma foto de Mohamed Atta pela primeira vez ,e meu sangue ferveu do som de sua voz que emana da televisão, como ele disse sobre o sistema de intercomunicação do avião: “Temos alguns aviões, apenas ficamos quietos e você vai ficar bem Estamos voltando para o aeroporto. ”Em vez disso, ele bateu entre o 93º e o 99º andar da torre norte do World Trade Center.
Meu irmão de 23 anos, James, estava no 102º andar.
Olhando para aquela foto de Atta, eu teria visões de como eram os momentos finais do meu irmão. Eu imaginava meu irmão asmático sucumbindo lentamente à inalação de fumaça no tapete corporativo plano e cinza de seu escritório Cantor Fitzgerald - preso, subindo e com medo por todos os 102 minutos antes do colapso da torre. Olhando para a foto de Atta, eu imaginaria o corpo de meu irmão afivelando, caindo, amassando, queimando, derretendo, e naquele momento de imaginação, todo o meu ser queria vingança contra as pessoas que faziam isso.
Então eu me juntei ao exército.
Eu entrei na guerra. Eu me posicionei duas vezes no Iraque e uma vez no Afeganistão.
Eu aprendi muitas coisas, mas percebi apenas uma.
Aprendi que a implantação pela segunda vez era mais fácil que a primeira, mas cada vez é mais difícil voltar para casa.
Eu aprendi que amo os soldados. Nada constrói mais laços do que viver com um grupo de pessoas em uma zona de guerra, levar um tiro, não tomar banho por meses, assar nosso próprio excremento em poços de queimaduras, fazer piadas inapropriadas e servir algo maior que nós mesmos.
Eu também aprendi como esse amor se transforma em dor de cabeça quando um desses soldados é morto, e você pega seu equipamento em sacos de lona para ser enviado para casa para sua esposa e filho não nascido. Eu aprendi que outra família está perdendo um irmão não traz meu irmão de volta.
Mas isso não foi o que percebi.
No Afeganistão, depois que um policial afegão exigiu dinheiro de mim sob a mira de uma arma para passar por um posto de controle, fiquei sabendo da corrupção generalizada do governo de Cabul. Aprendi que gastar US $ 68 bilhões em forças afegãs não compra os ingredientes essenciais de uma força de combate: lealdade, coragem e integridade. Aprendi que a maioria dos generais sempre pedia mais dinheiro, mais tropas, mais tempo - e mais guerra. É como perguntar a Tom Brady o que ele quer fazer no domingo.
Eu aprendi que a definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidas vezes e esperar um resultado diferente. Nos últimos 17 anos no Afeganistão, tentamos de tudo: uma pegada leve, uma grande pegada, uma guerra convencional, uma contra-insurgência, contra-corrupção, surtos, rebaixamentos.
Mas isso não foi o que percebi.
Também aprendi que aqueles que fizeram o maior sacrifício são os melhores da América.
Eu aprendi a tentar viver uma vida digna de seu sacrifício, mas talvez isso seja uma falsa platitude. Nós diremos: “Até Valhalla”, depois de ouvir a notícia de outro irmão morto, mas talvez impedir mais irmãos de morrer é tão digno de seu sacrifício.
Eu também aprendi a ser pai. Ao segurar meu filho Graham James em meus braços esta noite, sinto-me egoísta porque existem milhares de pais que nunca voltaram para casa para segurar seus filhos. Eu me sinto egoísta porque havia um pai que voltou para casa da guerra há 17 anos para segurar seu filho em seus braços e agora essa criança vai lutar na mesma guerra.
Uma lição difícil, mas ainda não é a coisa que percebi.
Aprendi que a lógica estratégica de Osama bin Laden era envolver os Estados Unidos em um conflito interminável para finalmente levar à falência o país. "Tudo o que temos a fazer é enviar dois mujahedin para o ponto mais a leste para levantar um pedaço de pano no qual está escrito 'Al Qaeda'" , disse ele em 2004 , "para fazer os generais correrem para fazer a América sofrer perdas humanas, econômicas e políticas, sem que elas alcancem algo digno de nota ... ”Por que continuamos a fazer o que Bin Laden sempre quis?
Mas isso, no final, não foi o que percebi.
Eu aprendi que cada parte de mim queria ficar quieta com meus sentimentos sobre a guerra porque eu tinha medo do que as pessoas poderiam dizer. É mais fácil aproveitar o caloroso abraço de “Obrigado pelo seu serviço” sem questionar para que serve esse serviço. De um jeito ou de outro, todos nós fomos afetados em 11 de setembro, o que nos levou a ver a guerra através de uma lente distorcida. É por isso que a maioria de nós não comenta, compartilha ou pelo menos tem um diálogo sobre a guerra.
Mas a principal razão pela qual eu queria ficar quieto é porque me embaraçosamente levou 17 anos para perceber algo, e o que eu percebi foi o seguinte: Dezessete anos atrás, olhando para aquela foto de Mohammad Atta, eu queria vingança contra as pessoas que mataram meu irmão. Mas o que eu finalmente percebi foi que as pessoas que mataram meu irmão morreram no mesmo dia que ele.
Recuso-me a aceitar as ordens de Atta ou as de Bin Laden. Eu não vou "ficar quieto." Fim da guerra.
Joe Quinn é um veterano do exército dos Estados Unidos.
Siga a seção de Opinião do New York Times no Facebook e no Twitter (@NYTopinion) .
Uma versão deste artigo aparece em impressão , na página 19 da edição de Nova York com a manchete: A Lição Real de 11 de setembro Reimpressões de pedidos | Artigo de hoje | Se inscrever

Comentários