baobás-


Reflexões do Livro " O pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry

No primeiro encontro de nosso homenzinho com o Aviador, percebemos o quanto ele estava querendo um carneiro para levar para o seu mundo, ele sabia exatamente   todas características do animal que ele estava procurando, sabia que não poderia ser grande demais assim como não poderia ser muito velho e sabia exatamente a alimentação  que iria precisar para o carneiro.

 

"  E se o planeta é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando. " O Pequeno Príncipe.

 

Nessa citação está bem claro   que os Baobás   é uma ameaça para o planeta de nosso príncipe, A ideia seria usar o carneiro para alimenta-se  dessa planta para que pudessem controlar a multiplicação dessa árvore.

 No mundo  de nosso homenzinho existiam as plantas boas e ruins.

 

 

 

Alguns lições para a vida desse primeiro momento:

 

> Ter clareza daquilo que  vamos  trazer para nossa vida:

 

Se não sabemos o que queremos iremos chegar em qualquer lugar, inclusive em lugar nenhum. Muitas pessoas se perdem no caminho em busca de seus objetivos pois não sabem exatamente onde querem chegar e quais ferramentas  irão usar para alcançar seus  objetivos.

 

> Conhecimento Intrapessoal:

 

Essa capacidade de conhecer nosso   interior é fundamental  para nosso desenvolvimento pessoal.

Roberto Shinyashiki em seu livro " Sem medo de Vencer' é bem claro  quando diz: " Nosso maior inimigo se encontra dentro de nós"  devemos   conhecer nossas limitações  para saber se somos capazes de seguir em frente  em tal situação que a vida nos proporcionar.

 

Nosso homenzinho sabia exatamente o tamanho do carneiro que precisava para habitar em seu mundo, sabia que era um mundo pequeno e não adiantava levar algo que  não poderia suportar. Só uma pessoa que conhece bem o seu mundo é capaz   de ter clareza para tomar as melhores decisões para sua vida.

 

A escolha do carneiro, saber o que esse animalzinho se alimentava era importante para preservar  a paz e harmonia de seu mundo.

 

"  E se o planeta é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando. " O Pequeno Príncipe"

 

 

Boabás  era uma ameaça para o mundo dele, pois  possuíam enormes  raízes, elas se multiplicaram com muita velocidade e poderiam causar rachaduras  que iriam causar a destruição do mundo do homenzinho.

 "É preciso que a gente se conforme em arrancar regularmente os baobás logo que se distinguem das roseiras, com as quais muito se parecem quando pequenos. É um trabalho sem graça, mas de fácil execução. "

 

Todos os dias nascem Boabás que  em nosso mundo, se não arrancados podem danificar e causar rachaduras. Precisamos regularmente arrancar de nossas terras  todas as plantas  que podem trazer tal destruição, para isso devemos ter clareza de quem nós somos  e o onde queremos chegar.  Para ter clareza, é necessário ter uma visão de futuro, mesmo que seja para pequenas situações. Se você não tiver claramente definido, vai levar mais tempo ou nem chegará a atingir o objetivo e isso poderá gerar estresse e frustração.


Comentários