Como se preparar para algo que é muito mais inteligente que você?




Cartunista Moises 

"Um dia, a inteligência da IA vai superar a nossa por uma margem tão grande que não seremos mais capazes de compreender o que ela está fazendo." Mark Manson

É muito assustador quando pensamos no avanço  que a tecnologia está tomando nos últimos dias, as máquinas reproduzindo pensamentos humanos, um mundo que apesar de seu imenso tamanho podemos nos comunicar com todo o globo terrestre através da internet, eu particularmente sou apaixonado por tecnologia, infelizmente as condições financeiras  não me permite realizar no momento todos os meus projetos de tecnologia para meu lar,  minha ambição por produtos tecnológicos vai além dos meus recursos financeiros atuais, mas sou apaixonado por tudo isso.

Meu produto mais querido no momento é um dispositivo da Amazon chamado echo dot  ou Alexa como se popularizou no Brasil,   através de diversos comandos podemos solicitar um café para Alexa ou até mesmo escolher uma programação na TV para que possamos assistir, meus amigos se divertem quando me visitam fazendo muitas perguntas para esse robozinho  em formato de bola, é super divertido como também isso me assusta: Até onde vamos parar?

A inteligência Artificial  tem crescido em uma velocidade  imensa trazendo benefícios para a sociedade como também males que poucas  pessoas conseguem identificar. 

Não estou aqui para condenar a tecnologia, pelo contrario para engrandecê-la, pois  minha paixão  por ela é imensa.

A tecnologia é a religião que mais arregimenta pessoas na face da terra, chegará um dia que não teremos escolha, teremos que nos render diante dessa religião ou morreremos.

"Os algoritmos já dominam grande parte da nossa vida. O caminho que você fez para ir ao trabalho foi baseado em um algoritmo. E os amigos com quem você conversou essa semana? Muitas dessas conversas foram baseadas em um algoritmo. O presente que você comprou para seu filho, a quantidade de papel higiênico que vem no pacote grande, os cinquenta centavos que você economizou por participar do programa de fidelidade do supermercado — tudo algoritmo" Mark Manson 

O mundo controlado por máquinas

"Como são capazes de executar tarefas antes exclusivas aos humanos de maneira mais otimizada e eficiente, os mecanismos de inteligência artificial tendem a substituir a atividade humana em larga escala. O trabalho de uma máquina que possui inteligência artificial é, muitas vezes, mais viável que o trabalho humano, logo, a projeção de um crescimento no desemprego em função disso é coerente." WIKIPÉDIA.

Você já  pensou na ideia de perder seu emprego por causa  de máquinas que conseguem ser mais eficientes que você? Com a Inteligência Artificial tudo é possível meu caro. Hoje já temos diversos dispositivos  que podem ser mais eficientes que os próprios seres humanos. Não que o cérebro humano não seja capaz  de fazer coisas  extraordinárias, mas o fato de as pessoas estarem apenas  vivendo uma vida medíocre baseada em prazeres superficiais, acomodados com uma vida miserável, empregos e amizades  sugadores de energias deixando de lado as oportunidades de usarem o máximo de seu cérebro.  Somos seres racionais,  com atitudes irracionais. 

Seria uma  indústria mais inteligente que a mente humana?

“Fisicamente, os humanos não são lá muito excepcionais. Somos fracos, lentos e frágeis, e nos cansamos rápido Mas somos os melhores processadores de informação da natureza. Somos a única espécie capaz de formular conceitos de passado e futuro, de deduzir longas cadeias de causa e efeito, de planejar e desenvolver estratégias em termos abstratos, de construir e criar, além de resolver problemas continuamente." Mark Manson.

Essa história de ser humano ser fraco é uma tapa na minha cara,  eu poderia dizer que Mark exagerou nisso, mas é uma verdade,   temos preguiça de pensar, questionamos coisas que podemos fazer para o nosso próprio bem e aceitamos  certos prazeres que estão nos levando para o fundo do poço. Como somos indecisos

Sabe o que é mais  incrível, que nós estamos criando o nosso próprio fim, apesar de termos a capacidade  de sermos melhores que  a Inteligência Artificial, afinal nós que a criamos.

Eu acredito  que em um futuro não tão longe, a raça humana entrará em extinção que o verdadeiro apocalipse não será  com seres  vindo do além para arruinar a vida das pessoas, mas  o poder que estamos entregando  para a Inteligência artificial, atualmente estamos   substituindo  a nossa flora tão linda para satisfazer nossos desejos de humanos, mas haverá um dia que seremos substituído pelos novos seres  que dominarão o planeta terra, se eles serão substituídos eu não sei até a publicação desse texto.

"não caia na ilusão de que você sabe de qualquer coisa. É essa suposição de saber algo com uma certeza tão cega, fervorosa e emocional que, antes de tudo, nos coloca nesse tipo de confusão." Mark Manson.


Não saia sem antes deixar sua opinião sobre o assunto. Grato

Comentários